sexta-feira, 18 de junho de 2010

Bobinha e Betina: uma ‘dupla dinâmica’

Fotos: Mike Adas



Ariana Ayres

O Poodle é uma das raças preferidas pelos Itapetininganos, conforme enquete feita pelo Correio. É o caso de Bobinha, de um ano e dois meses e Betina, de sete meses. Segundo a proprietária, Inaiê Roberto, elas são muito amorosas e companheiras, adoram brincar, e são, ao mesmo tempo, terríveis.“Elas sãos os xodós da casa, gostam principalmente do meu marido, é ele chegar que elas já vão correndo de encontro à ele com algum bichinho de pelúcia para começar a brincadeira.”

Inaiê diz que elas adoram brincar e são muitos limpinhas. “Nós temos o maior cuidado com elas para que estejam sempre tosadas e damos um banho semanal para que elas possam ficar com a gente deitadas no colchão e ptambém or causa das minhas filhas.” Ela conta que a ideia de dar Bobinha e Betina para suas duas filhas foi para evitar o contato delas com as outras cadelas que ela tem em casa.

Segundo ela, a Rotweiller que possui é mansa, mas Inaiê não confia e para evitar acidentes preferiu dar as duas cadelinhas da raça Poodle como companhia para as meninas Íris e Yasmim. “Minhas poodles têm muita energia para gastar e isso é muito saudável para minhas crianças. Dá trabalho para cuidar, mas não vivemos mais sem elas. Até quando elas para a tosa fazem falta em casa.”


Inaiê recomenda a raça para pessoas que possuam crianças e procurem um animal que seja muito amoroso, que proteja a casa e precisem de uma verdadeira companhia para todas as horas. “Aonde eu vou, elas vão comigo. É assim o dia todo”, explica.


Curiosidades sobre a raça, conforme o site da Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC):

História
De origem francesa, o Poodle tornou-se muito popular como cão de companhia, graças ao seu caráter amável, alegre e fiel, e também devido aos seus quatro tamanhos e suas diferentes cores que podem ser escolhidas de acordo com a preferência do dono.

Aparência Geral
Cão de pelagem encaracolada característica, cacheada ou encordoada. Tem aspecto de um animal inteligente, constantemente em alerta, ativo, harmoniosamente construído, dando uma impressão de elegância e altivez.

Comportamento
Cão reconhecido por sua fidelidade, apto a aprender e a ser treinado, o que faz dele um cão de companhia particularmente agradável.

Físico
Olhos: de expressão fogosa e ligeiramente oblíquos. De forma amendoada. Pretos ou marrons escuros. A orla das pálpebras confere aos olhos uma forma amendoada. Nos exemplares marrons, os olhos podem ser de cor âmbar escuro.

Cauda: de inserção bem alta, no nível da linha superior. Pode ficar natural ou ser amputada, permanecendo um terço (1/3) mais próximo do corpo ou a metade do seu comprimento.

Patas: muito pequenas, fechadas, de forma oval curta. Os dedos são bem arqueados e juntos.

Movimentação: o Poodle tem uma movimentação elástica e leve.
Cor: pêlo unicolor: preto, branco, marrom, cinza e abricó e fulvo avermelhado.

Tamanho Padrão
1. Poodles Grandes: acima de 45cm até 60cm, com uma tolerância de 2cm a mais.
2. Poodles Médios: acima de 35cm até 45cm.
3. Poodles Anões: acima de 28cm até 35cm.
4. Poodles Toys: acima de 24cm até 28cm (a altura ideal é 25cm) e tolerância de 1 centímetro a menos.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Shih Tzu é uma raça bem comportada

Fotos: Mike Adas

Ariana Ayres

Ao contrário de muitos filhotes que nesta fase querem apenas brincar e extravazar sua energia, a cadela da raça Shih Tzú, de seis meses, chamada Melody, se apresentou muito alegre, porém, calma, tranqüila e serena. Com seu pêlo liso, atenciosamente penteado, ela mais aparenta ser aqueles bichos de pelúcia que as crianças colocam sobre suas camas. De acordo com sua dona, Juliana Sonoda, Melody é uma excelente companhia. “Ela é calma, gosta de brincar com as crianças e, ao mesmo tempo, consegue ser sempre atenta, sem alarmar em nenhum momento.”
Conforme Juliana, a intenção na hora da adoção era de adestrá-la mas devido ao seu bom comportamento, já descartou esta idéia. “A Melody é muito comportadinha, aonde mando ela sentar, lá ela fica, não é um cão que fique latindo. E apesar disso, por mais que eu tente chegar sem fazer barulho em casa, ela sempre sabe que estou entrando em casa.”

Para a proprietária, a raça pode ser recomendada para pessoas de todas as idades e gosto muito de cuidar de seus animais por se tratar de um cão de companhia e de bom comportamento. “Entretanto, como em todas as raças, é preciso haver dedicação do dono com cuidados como a higiene dos olhos (por causa da acidez da lágrima que mancha o pêlo), o cuidado com o asseio dos pêlos (que são longos e precisam ser penteados todos os dias) e também com o banho ( esta raça possui pêlo e subpêlo, necessitando de mais tempo no secador para ficar completamente seco). É preciso ter paixão pelo animal.”

Seguem abaixo, conforme o site da Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), algumas curiosidades sobre o padrão desta raça.

História - Originário do Tibet, seu país patrono é a Grã-Bretanha. A raça é utilizada como cão de companhia.

Aparência Geral: robusto, pelagem abundante com um distinto porte arrogante
e uma cabeça parecendo um crisântemo.

Comportamento: inteligente, ativo e alerta. Carinhoso e independente.

Físico
Face: Trufa preta, porém marron escuro em cães de cor fígado ou com manchas fígado. Narinas bem abertas. Focinho: bem largo, quadrado, curto, sem rugas, plano e peludo. Pigmentação do focinho o mais homogênea possível.

Olhos: grandes, escuros, redondos, inseridos bem separados, mas não proeminentes. Expressão calorosa. Em cães fígado ou com manchas fígado, olhos mais claros são permitidos. O branco dos olhos não deve ser visível.

Orelhas: grandes, de bom comprimento, portadas pendentes.
Cauda: bem guarnecida de pêlos, portada alegremente sobre o dorso. Inserida alta. Sua altura é aproximadamente em nível com a do crânio, dando um contorno equilibrado.

Patas: redondas, firmes, com boas almofadas, parecendo grandes por causa da
abundante pelagem.

Movimentação: arrogante, leve e fluente, as pernas anteriores com bom alcance, forte propulsão dos posteriores e mostrando inteiramente as almofadas plantares.

Pêlo: longo, denso, não encaracolado, com bom subpêlo. Ligeira ondulação é permitida. É fortemente recomendado que os pêlos da cabeça sejam amarrados.

Cor: todas as cores são permitidas uma listra branca na testa e branco na ponta da cauda são altamente desejados.

Tamanho e Peso
Altura
: não mais que 26,7 cm.
Peso: de 4,5 a 8,1 kg. O Ideal é de 4,5 a 7,3 kg.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Pinscher é um cão pequeno, mas corajoso

Foto: Arquivo Pessoal

Ariana Ayres

“Escolhi o cão da raça Pinscher por seu um cão de guarda, pequeno, bravo, muito corajoso e dócil”. Assim descreveu Juliano Lerri Perianez, suas duas cadelas da mesma raça Rebeca, de seis anos e Sofia, de dois anos. De acordo com o empresário, as duas se dão muito bem. A mais velha procria a cada dois anos e a mais nova já está sendo preparada para procriar pela primeira vez.

Segundo Perianez, sua filha mais velha cresceu junto com Rebeca que tem a mesma idade, e a interação entre eles é muito grande. “Embora meus filhos não cuidem das duas em questões de alimentação e higiene, Rebeca e Sofia tem muito ciúmes deles e até as defendem de outras crianças quando há visitas em casa.”

O empresário conta ainda que, todos os dias as duas o acompanham até a porta da casa para se despedir ou mesmo para recepcioná-lo ao chegar. “Elas são muito amorosas e são extremamente limpas. E o cuidado delas chega a tanto que, ano passado, ao montar em um cavalo, Rebeca queria morder o animal e com isso levou um coice e se machucou, tanto é o instinto de defesa delas. Atualmente, ela já esta recuperada e passa muito bem.”

Conforme Perianez que trabalha com animais e afins há 18 anos, a raça Pinscher é uma das mais procuradas para adoção por ser um animal pequeno que é serve tanto para a guarda da casa como para fazer companhia, além disso, é fácil de cuidar e seu porte é ‘proporcional’ a qualquer espaço dentro de casa ou fora. E ele orienta, “o menor tamanho desta raça tem 25 centímetros de altura, se for menor que isso são animais mestiços com a raça Chiuaua e que além de fornecer animais menores tão os tornam mais dóceis.”

Seguem abaixo algumas curiosidades sobre a raça, de acordo com informações do site da Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC).

História
O Pinscher Miniatura já existia em grande número na virada do século e o livro de criação de 1925 registrou não menos que 1300 inscrições. Como no Pinscher Alemão, das inúmeras variedades de cores existentes na época, apenas as cores preta com marcações mais claras e a vermelha, do sólido ao amarronzado, foram selecionadas para a criação.

Aparência Geral
O Pinscher miniatura é a imagem reduzida do Pinscher Alemão, sem os defeitos da aparência de nanismo. Sua elegante ‘construção quadrada’ é nitidamente visível através do seu pêlo curto e liso.

Lábios: pretos, finos e aderentes aos maxilares. Comissura labial fechada.
Maxilar e dentes: maxilares fortes. A completa mordedura que tem por volta de 42 dentes é forte e bem fechada. Os músculos da mastigação são fortemente desenvolvidos, sem formar bochechas salientes.

Olhos: escuros, ovais, com pálpebras bem aderentes e pretas.

Orelhas: eretas inseridas altas, dobradas para frente em forma de V.

Pêlo: curto e denso, liso, assentado e brilhante, sem regiões peladas. Pode ser unicolor: vermelho corça, do marrom avermelhado até o marrom avermelhado escuro ou Preto e castanho (pêlo preto laca com manchas vermelhas ou marrons). O objetivo é que se obtenha as manchas mais escuras possíveis, saturadas e bem definidas.

Comportamento: vivo, enérgico, seguro e equilibrado. Essas qualidades fazem dele um agradável cão de família e de companhia.

Tamanho e peso

Machos e Fêmeas: de 25 a 30 cm.
Peso: Machos e Fêmeas entre 4 e 6 kg.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Labrador: pura energia e docilidade


Foto: Mike Adas
Ariana Ayres

Com a bolinha de tênis na boca, abana o rabo e faz a maior festa. Foi assim que a equipe de reportagem do Correio foi recebida pela fêmea da raça Labrador, Kyara, de três anos. De acordo com o proprietário, Fernando Nazaré Pinheiro, ela sempre foi assim, desde filhote. Sempre muito agitada, brincalhona e alegre. Adoro brincar com sua bolinha e faz ‘festa’ para todos que se aproximam. Conforme enquete feita pelo jornal em clínicas veterinárias, esta raça está entre as cinco mais adotadas em Itapetininga.

Segundo especialistas, o Labrador é um cão companheiro, indicado para crianças e, em função de seu porte físico e seu instinto de caça, também é utilizado para guarda. Pinheiro conta que foi preciso cobrir o rodapé de seu portão porque ela jogava sua bolinha para a criançada da rua brincar com ela, e acabava sem seu brinquedo todas as vezes. Além da bolinha, seu outro passatempo é tentar pegar as laranjas de um pé do vizinho, e que tem seus galhos virados para o corredor de sua casa.

Já Soraya Giriboni possui uma fêmea da mesma raça: Mila, de um ano. E ela explica que quando adquiriu o primeiro exemplar da raça, se assustou com a energia que eles tem. “Gosto muito da raça, dá trabalho no início, eles tem muita energia e levam um tempo para amadurecer. Acredito que por volta de um ano e meio é a fase que começam a ficar mais obedientes.”

Dona de uma euforia e uma enorme energia, A fêmea da cor chocolate Mila, nos saudou com pulos e muita alegria. Soraya conta que apesar de ter toda essa energia, ela não é um cão destruidor. Quando encontra algo pelo chão quer logo brincar. E imagine do que? De esconde-esconde (risos). Ela a define como sendo “uma criança travessa até que amadureça. É preciso ter muita paciência e gostar (de cão).”
De acordo com o site da Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKF), seguem algumas curiosidades sobre a raça.

Físico

Olhos: de tamanho médio, de cor marrom ou avelã.

Orelhas: nem grandes, nem pesadas, pendentes rente à cabeça e inseridas bem para trás.
Cauda: característica da raça. Muito grossa na base, afinando gradualmente até a ponta de tamanho médio, sem franjas, mas coberta completamente por pêlos curtos, espessos e densos, descrita como “cauda de lontra ”.

Patas: redondas, compactas dedos bem curvados e almofadas bem desenvolvidas.

Pêlo: característico curto, denso, sem ser ondulado e sem franjas, dando a impressão de ser bastante duro ao toque o subpêlo é resistente às intempéries. A cor da pelagem deve ser inteiramente preto, amarelo ou fígado/chocolate. O amarelo vai do creme claro ao vermelho da raposa. Pequena mancha branca no peito é permitida.

Movimentação: livre, cobrindo adequadamente o terreno. Os membros anteriores e posteriores se movimentam dentro dos planos paralelos ao eixo do corpo.

Tamanho do animal, em média: machos: 56 a 57 cm e fêmeas: 54 a 56 cm.

Comportamento: bom temperamento muito ágil excelente faro cuidadoso ao recolher a caça (boca macia) apaixonado por água. Capaz de se adaptar em qualquer lugar companheiro fiel. Inteligente, vivo e obediente, com muita vontade de agradar. De natureza amigável, sem nenhum traço de agressividade ou de timidez.