terça-feira, 3 de agosto de 2010

Fórum discutirá direitos dos animais

Para os organizadores, mais do que recolher os animais de
rua é necessário conscientizar a população itapetiningana

Ariana Ayres

No dia 7 de agosto, das 13 as 18h, acontecerá o primeiro Fórum sobre os Direitos dos Animais”, no restaurante do Clube dos Bancários de Itapetininga. “Mais do que tratar a consequência do problema é preciso conscientizar a população e os órgãos federais e estaduais sobre a necessidade de cuidar dos animais de rua”, explica a organizadora do fórum, Eliane Bazolli Serafim de Souza. Para tanto, o fórum tem a missão de debater, difundir conceitos, agregar pessoas, esclarecer direitos, deveres e responsabilidades.

Conforme ela, a ideia de criar este fórum surgiu ao notar a dificuldade pelas quais muitas ong’s da cidade passam devido à falta de voluntariado e de verbas públicas e da sociedade para cuidar destes animais. “É cada dia maior o número de animais abandonados nas ruas da nossa cidade. Eles reproduzem-se e todos os dias são deixados em locais ermos ou são jogados em buracos e até asfixiados em sacolas plásticas. É uma situação que não podemos mais deixar que continue acontecendo.”

Eliane alerta que, para acabar com o problema do abandono e dos maus tratos é preciso conscientizar a população desde as crianças até os adultos, pois ele inicia na mais tenra idade. “Uma das palestras fala da relação violência doméstica e maus tratos, porque existem estudos que comprovam que o adulto que tem distúrbios psicológicos já praticava ‘maldades’ com animais. É preciso prestar muita atenção.”

De acordo com o diretor da ong SOS Animais Itapetininga, Pablo Prestes, o público alvo da campanha é a população em geral, principalmente aqueles que gostam de animais e lutam por esta causa. “A nossa causa é também um problema de saúde pública. O animal abandonado pode transmitir doenças, morder pessoas, entre outras coisas. O nosso objetivo não é apenas cuidar destes animais, mas sim, conscientizar as pessoas da necessidade de se cuidar do meio ambiente no geral.”

O Fórum contará com cinco palestras, mesa redonda e a participação de autoridades importantes na área ambiental e social. Quem quiser participar pode levar (não é obrigatório) um quilo de ração para cães ou gatos, que será doada para as ongs participantes do evento.

Serviço
Dia
: 7 de agosto de 2010
Horário: 13h as 18h
Local: Clube dos Bancários
End: Av. Rubens Brasi, 1005
Cidade: Itapetininga-SP

Palestras
Gabriel Bittencourt: “Os movimentos sociais em defesa dos direitos dos animais”. (Professor pós-graduado em Educação Ambiental e Coordenador do Movimento Sorocaba sem rodeios).

Ricardo Tripoli: “Defesa Animal. Código do Bem-estar Animal. Circo e art. 32”. (Advogado, Ambientalista e Deputado Federal).

Dr. Wilson Grassi: “A consciência e o conceito moral que envolve o animal” e “Mitos e verdades sobre a castração”. (Gerente Executivo do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal e Diretor da Associação dos Clínicos Veterinários).

Dr. Hélio Edson de Souza Junior: “Direitos dos animais” e “A relação entre violência doméstica e maus tratos contra animais” (Delegado de Polícia).

Fernando Rosa Júnior: “Centro de recuperação de animais selvagens e domésticos” (Perito e Auditor Ambiental).

Apresentação do Documentário: “Olhar e ver” do Instituto Nina Rosa (Projetos por Amor a Vida).