domingo, 23 de maio de 2010

‘Linda é quase uma filha para mim’, diz Vieira


Ariana Ayres

Na postagem anterior, foi divulgado o resultado de uma enquete sobre as raças de cães mais encontradas em Itapetininga. A enquete revelou a preferência dos Itapetininganos por cinco raças: Rottweiler, Poodle, Pinscher, Shih Tzu e Labrador. A partir disto, a cada semana o leitor vai acompanhar a história de uma família que adotou uma destas raças. Hoje, a história que contamos é a da cadela da raça Rottweiler, Linda, de quatro anos.

Linda foi adquirida por José Roberto Lopes Vieira com dois meses de vida. Segundo Vieira, “Linda é muito brincalhona, é disposta, corajosa, tem um temperamento firme, controlada, equilibrada e possui uma liderança ‘alta’.” Ele afirma ainda que “Linda faz parte da família, tem contato com minhas filhas e com todos da casa e além de ser muito carinhosa ainda faz a nossa guarda, é quase um outro filho.”
Além da convivência com o animal desta raça, Vieira fala também de sua relação com eles como adestrador. Para ele que já adestrou mais de 70 cães desta raça, o Rottweiler é um cão muito bom e que possui um temperamento forte, tem uma aparência imponente, e por isso mesmo é preciso ter também muito pulso com o animal, mas sem ser agressivo, para que ele não ‘tome’ conta da casa.”
Ele explica que por esse animal possuir um gênio forte, sempre haverá tentativas de se tornar o líder da matilha (no caso, da família que o adotou), então é necessário que o dono saiba ‘dominá-lo’, impondo seu respeito, sendo líder dele. Outro fator importante é o adestramento deste cão desde filhote para evitar contratempos devido a seu temperamento. “Essa raça é característica de um cão de guarda e de companhia, é muito silencioso e raramente late sem que haja necessidade ou situação de perigo.”
Mas ele deixa bem claro que essas são características do Rottweiler ‘puro’. Muitas pessoas temem uma suposta agressividade desta raça, mas de acordo com o adestrador, a mistura de raças modificam também o temperamento do animal, além das características. É preciso observar bem o animal na hora de comprar ou de adotá-lo.
Seguem abaixo algumas características e curiosidades sobre o Rottweiler, de acordo com o site da Confederação Brasileira de Cinofilia – CBKC, órgão que regulamenta todas as raças de cães no Brasil.

História

O Rottweiler é uma das raças mais antigas. Originário da Alemanha, nos arredores de Rottweil, eles se encontraram com os cães da região. Houve, então, uma miscigenação. A tarefa principal do Rottweiler voltava era condução e a guarda de grandes rebanhos, de grandes animais e a defesa do seu dono e seu patrimônio. Ele recebeu esse nome por causa da antiga cidade de Rottweil: Rottweiler Metzger hund (Cão de açougueiro de Rottweil).
Assim, no decorrer do tempo, este cão de passeio passou a ser mais utilizado como cão de tração. No início do século, demonstrou ser extraordinariamente adequado às tarefas do serviço policial. A criação do Rottweiller pretende um cão forte, preto com marcações em marrom avermelhado, claramente defi nidas, que, apesar do aspecto geral massudo, não deve prescindir de nobreza, sendo altamente indicado como cão de companhia, proteção e utilidade.”

Físico

É um cão robusto, porte de médio para grande, sem ser leve, grosseiro, pernalta ou esguio. Sua estrutura, em proporções corretas, forma uma figura compacta, forte e bem proporcionada, revelando potência, agilidade e resistência. o Rottweiler é um trotador. A evolução dos movimentos é harmônica, segura, forte e fluente, com um bom alcance de passada.
Tem pelagem de coloração preta, com marcações bem delimitadas numa rica coloração de castanho nas faces, focinho, garganta, peito e pernas, bem como acima dos olhos e sob a raiz da cauda.

Machos - altura ideal na cernelha: de 61 a 68 cm. peso ideal: 50 quilos.
Fêmeas: altura ideal na cernelha: de 56 a 63 cm. peso ideal: 42 quilos.

Comportamento

É, basicamente, amigável e pacífico, muito apegado, adora crianças, fácil de se conduzir e ávido por trabalho, é autoconfiante, com coragem e nervos firmes. Sempre atento a tudo que o cerca, reage com grande presteza.


Foto: Mike Adas

Itapetininganos preferem cães de companhia

Ariana Ayres

Uma enquete realizada entre os dias 10 e 11 de maio, em quatro clínicas veterinárias de Itapetininga revelou que as cinco raças de cães mais encontradas na cidade são: Poodle, Rottweiler, Labrador, Pinscher e Shih-Tzu. De acordo com o veterinário, Renato Santos Reis, as cinco raças são de animais que tem como características serem companheiros, mas também de alarme ou cães de guarda. Segundo Reis, o Rottweiler, apesar de se acreditar que seja um animal agressivo, possui uma agressividade equilibrada e o Pastor Alemão, na sua opinião, é mais bravo.
Na mesma linha, o veterinário Gustavo Maia Martins explica que o temperamento do animal dependem muito da maneira como são criados. Por exemplo, o animal da raça Labrador terá maior afinidade com pessoas agitadas, por ele ser um cão mais sociável e alegre. “As personalidades do dono e do cão precisam se afinar.”
Para a veterinária Fabrícia Galvão, a escolha por estas raças de cães em nossa cidade se deve ao fato de serem todos cães de companhia, principalmente as raças pequenas como Poodle, Pinscher e Shih-Tzu. Conforme Martins, “as desvantagens de se ter um Poodle são porque esta raça tem tendências a ter problemas dermatológicos e o seu temperamento ser mais firme e até de ser modo, ciumento. Já o Shih Tzu, apesar de também sofrer com problemas de pele, é amistoso e muito alegre.”
Já a veterinária Helena Tonin acredita que a escolha destes cães se deve ao fato de serem animais de companhia e extremamente carinhosos. Para ela, “o ser humano está muito carente de sentimentos verdadeiros e os animais de estimação oferecem isso de sobra, por isso escolhe-se muito mais os cães de companhia que podem conviver dentro das casas, tendo maior contato com seus donos”.
Foram citados na pesquisa em menor escala as seguintes raças: Cocker Spaniel, Base Teckel, Yorkshire, Lhasa Apso, Border Collie, Pastor Alemão e Golden Retriever.

Sobre as cinco raças

Poodle – raça de pequeno porte. É ativo, esportivo e alegre. É um extrovertido tônico, é a alegria de viver encarnada. Muito esperto e inteligente, sua fidelidade é proverbial, mas ele é possessivo. Sua educação deverá ser firme, ou ele poderá se torna-se difícil.
Pinscher – raça de pequeno porte. É vivo, vigilante, corajoso, jovial, equilibrado, é um animal muito ligado à família, companheiro agradável para as crianças desde que não seja excessivamente manipulado. O tipo anão, mais irrequieto, possui um temperamento ainda mais vincado. A sua educação deverá ser firme.
Shih Tzu – raça de pequeno porte. É muito ativo e independente. Calmo, meigo e alegre, precisa de bastante afeição e ternura. É o mais extrovertido dos cães asiáticos. Indiferente em relação a estranhos, late para prevenir da sua presença. Sua educação deverá ser firme, porém com suavidade.
Labrador – raça de porte médio. É muito ativo, ágil, seguro de si mesmo e teimoso. Dotado de um faro excepcional, nada muito bem. Possui uma memória visual muito grande, é um rastreador tenaz e bom farejador. Muito equilibrado, nunca agressivo, o seu bom caráter o torna um agradável cão de companhia. Sua educação exige firmeza e suavidade.
Rottweiler – raça de médio porte. É robusto, resistente, equilibrado, tranqüilo, mas com um temperamento forte e um espírito dominador (especialmente no macho). Dedicado e muito afeiçoado a seu dono, é muito paciente com as crianças. Requer uma educação precoce, muito firme, sem brutalidade, de modo a obter uma obediência impecável.