domingo, 23 de maio de 2010

Itapetininganos preferem cães de companhia

Ariana Ayres

Uma enquete realizada entre os dias 10 e 11 de maio, em quatro clínicas veterinárias de Itapetininga revelou que as cinco raças de cães mais encontradas na cidade são: Poodle, Rottweiler, Labrador, Pinscher e Shih-Tzu. De acordo com o veterinário, Renato Santos Reis, as cinco raças são de animais que tem como características serem companheiros, mas também de alarme ou cães de guarda. Segundo Reis, o Rottweiler, apesar de se acreditar que seja um animal agressivo, possui uma agressividade equilibrada e o Pastor Alemão, na sua opinião, é mais bravo.
Na mesma linha, o veterinário Gustavo Maia Martins explica que o temperamento do animal dependem muito da maneira como são criados. Por exemplo, o animal da raça Labrador terá maior afinidade com pessoas agitadas, por ele ser um cão mais sociável e alegre. “As personalidades do dono e do cão precisam se afinar.”
Para a veterinária Fabrícia Galvão, a escolha por estas raças de cães em nossa cidade se deve ao fato de serem todos cães de companhia, principalmente as raças pequenas como Poodle, Pinscher e Shih-Tzu. Conforme Martins, “as desvantagens de se ter um Poodle são porque esta raça tem tendências a ter problemas dermatológicos e o seu temperamento ser mais firme e até de ser modo, ciumento. Já o Shih Tzu, apesar de também sofrer com problemas de pele, é amistoso e muito alegre.”
Já a veterinária Helena Tonin acredita que a escolha destes cães se deve ao fato de serem animais de companhia e extremamente carinhosos. Para ela, “o ser humano está muito carente de sentimentos verdadeiros e os animais de estimação oferecem isso de sobra, por isso escolhe-se muito mais os cães de companhia que podem conviver dentro das casas, tendo maior contato com seus donos”.
Foram citados na pesquisa em menor escala as seguintes raças: Cocker Spaniel, Base Teckel, Yorkshire, Lhasa Apso, Border Collie, Pastor Alemão e Golden Retriever.

Sobre as cinco raças

Poodle – raça de pequeno porte. É ativo, esportivo e alegre. É um extrovertido tônico, é a alegria de viver encarnada. Muito esperto e inteligente, sua fidelidade é proverbial, mas ele é possessivo. Sua educação deverá ser firme, ou ele poderá se torna-se difícil.
Pinscher – raça de pequeno porte. É vivo, vigilante, corajoso, jovial, equilibrado, é um animal muito ligado à família, companheiro agradável para as crianças desde que não seja excessivamente manipulado. O tipo anão, mais irrequieto, possui um temperamento ainda mais vincado. A sua educação deverá ser firme.
Shih Tzu – raça de pequeno porte. É muito ativo e independente. Calmo, meigo e alegre, precisa de bastante afeição e ternura. É o mais extrovertido dos cães asiáticos. Indiferente em relação a estranhos, late para prevenir da sua presença. Sua educação deverá ser firme, porém com suavidade.
Labrador – raça de porte médio. É muito ativo, ágil, seguro de si mesmo e teimoso. Dotado de um faro excepcional, nada muito bem. Possui uma memória visual muito grande, é um rastreador tenaz e bom farejador. Muito equilibrado, nunca agressivo, o seu bom caráter o torna um agradável cão de companhia. Sua educação exige firmeza e suavidade.
Rottweiler – raça de médio porte. É robusto, resistente, equilibrado, tranqüilo, mas com um temperamento forte e um espírito dominador (especialmente no macho). Dedicado e muito afeiçoado a seu dono, é muito paciente com as crianças. Requer uma educação precoce, muito firme, sem brutalidade, de modo a obter uma obediência impecável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário