sexta-feira, 2 de julho de 2010

Nomes revelam proximidade com humanos

Foto: Mike Adas

Maria Dulce mostra Chico Buarque, um de seus 35 gatos artistas


Ariana Ayres

Rin-Tin-Tin, Lassie, Benji, Pluto. O que todos estes nomes tem em comum são o fato de terem sido dados a animais que interpretaram personagens famosos de filmes, seriados, desenhos animados e histórias em quadrinhos. Mas sempre existem aquelas pessoas que querem inovar e por que não dormir e acordar com o Reynaldo Gianechini?! É, isto mesmo. A dona Maria Dulce Garcia Maurício, batizou um de seus gatos com o nome do artista global.

Segundo a proprietária de um total de 35 gatos entre machos e fêmeas, a escolha do nome para ela significa uma forma carinhosa de homenagear pessoas que ela admira e seus artistas, compositores, cantores e pintores favoritos. E ela não economiza. Moram com ela os felinos Gianechini, Tony Ramos, Maitê Proença, Chico Buarque, Juliana Paes entre outros.

Maria observa que as pessoas acham engraçadas suas escolhas de nomes para seus gatos e se divertem quando ela afirma que “dorme com o Gianechini e roça os pêlos do Tony Ramos”(risos).

Algo antes incomum era encontrar pessoas com o apelido de nomes dados a animais. Exemplo disso é o caso do personagem interpretado pelo ator Tony Ramos, na novela Passione, apelidado de Totó, antes nome de um personagem do filme ‘O Mágico de Oz’.

Para a veterinária Juliana Sonoda, uma explicação para esta inversão na escolha de nomes está associada ao fato de os animais, atualmente, estarem mais próximos dos seres humanos, convivendo dentro de casa. É como se eles fossem realmente parte da família, um outro integrante da casa. Além disso, ela comenta que existem aqueles nomes que são de ‘época’. Por exemplo, no caso de nomes de personagens famosos de novelas, filmes e seriados Ela afirma que os que mais tem visto nestes casos são animais ‘batizados’ como: Raj, Maya, Mel, Raqueli, Bob, Doralice, Berenice e até Elvis.


Mas sempre existem aqueles que dão preferência a nomes relativos a qualidades do animal, como cor ou temperamento, A atendente de pet shop, Camila de Fátima Almeida possui uma fêmea da raça Labrador chamada ‘Preta’. Conforme a atendente, antes a cadela era chamada de Laila, mas o nome não ‘pegou’ por não ter a cara do seu bichinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário